Em tempos de instabilidade financeira e econômica, as pessoas estão buscando sempre alternativas para conseguir seu imóvel próprio de uma forma acessível e barata. Seja por meio de financiamentos, empréstimos e qualquer outra opção disponível no mercado imobiliário.

Mas, ao longo do tempo se foi descobrindo que há uma maneira muito vantajosa de se conseguir alcançar esse sonho é por meio de um consórcio imobiliário (saiba mais). Um jeito muito viável e flexível, que possibilita grandes passos rumo ao seu plano e objetivo, além de uma grande economia.

Basicamente, um consórcio é um grupo de pessoas que possuem em comum a intenção de comprar algum bem, mas não necessariamente querem o mesmo para agora,  de imediato.

Sendo assim, alguma empresa autorizada deve administrar esse grupo, sendo a responsável por tornar possível o andamento do consórcio, cobrando assim uma taxa de administração, que é o único valor a mais que se paga, pois não há juros no consórcio!

É uma modalidade que cada vez tem mais espaço dentro do mercado, pois as pessoas estão enxergando as grandes possibilidades e vantagens de se ter um consórcio hoje em dia, além de enxergarem tambem as grandes vantagens se compararmos ao financiamento bancário.

Se você pretende adquirir um imóvel e está estudando as possibilidades, então esse artigo será muito esclarecedor, tendo tudo o que você precisa saber, já que ele irá abordar tudo que é necessário saber antes de entrar nesse tipo de negócio de crédito.

Como funciona um consórcio de imóveis?

Um consórcio de imóveis funciona de uma forma muito simples de se entender. Mês a mês, todos os participantes do grupo realizam contribuições monetárias de um certo valor que é acordado no momento da assinatura do contrato e de acordo com o crédito que é oferecido.

Até o fim deste determinado consórcio, cada mês pelo menos um membro do grupo é contemplado, ou seja, ele passa a ter sua carta de crédito com o valor em questão. Com ela, será possível fazer a compra do imóvel desejado sem problemas.

Os critérios para ser contemplado são dois: lances ou sorteios totalmente igualitários. Há também a possibilidade do consorciado oferecer o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar algum lance no consórcio.

Como é realizado o pagamento das mensalidades do consórcio?

Entrando mais adentro de como funciona um consórcio de imóvel, veja agora como são realizados os pagamentos mensais.

Geralmente os pagamentos são feitos através de boletos que chegam na casa dos consorciados mensalmente. O pagamento pode ser feito através de bancos, caixas eletrônicos ou até mesmo com débito automático dependendo da instituição Administradora.

O que acontece em caso de atraso do consórcio?

Caso aconteça atrasos no pagamento há algumas medidas legais que a Administradora pode tomar para se respaldar.

Na situação de atraso de um mês ou menos, é aplicada uma multa no valor da parcela em questão e a cobrança de juros mensais. O participante também perde o direito de participar da assembleia caso ele ainda não esteja contemplado.

Já em casos de atrasos mais graves, ou seja, mais de um mês, o consorciado pode ser expulso do consórcio caso ainda não tenha sido contemplado. No caso de já ter sido, porém não ter utilizado a carta de crédito, ele pode perdê-la.

E, caso já a tenha utilizado, seu imóvel adquirido poderá ser usado como uma forma de quitação de sua dívida.

O atrasado tem algumas opções de procedimentos para quitar sua dívida, além do pagamento da mesma. Ele pode alterar o valor da carta de crédito, negociar sua dívida junto a Administradora e transferir sua cota para outra empresa compradora, como a ConsorcioCred.

É possível adiantar os pagamentos do consórcio?

Sim, e essa é uma situação muito boa para quem a vive. Existem duas maneiras de se adiantar o pagamento de suas mensalidades, ajudando assim a conquistar seus objetivos o mais rápido possível.

Quem desejar isso terá duas opções de formas: a direta e a indireta. Na direta o consorciado pode quitar as parcelas seguintes as já quitadas.

Já na indireta ele pode começar a adiantar os pagamentos das últimas parcelas de trás para frente por exemplo, pagando a parcela número 50, 49 e etc.

É possível também o uso do FGTS como auxilio nesse tipo de operação.

Vantagens de um consórcio de imóveis

Como pode ter percebido, adentrar em um consórcio pode ser muito vantajoso. Por isso confira a seguir as melhores vantagens de começar a planejar a compra do seu imóvel tão desejado:

Sem taxa de juros

Primeira coisa que você deve saber: não há taxa de juros em um consórcio, nunca. Esse é um dos principais motivos para que as pessoas estejam migrando cada vez mais seus investimentos para um consórcio.

Como já destacamos, a única taxa que você irá pagar é a de administração que é cobrada pela Administradora em questão. Mas, ela é muito inferior se compararmos com taxas praticadas pelos bancos em geral.

Outra taxa existente mas que é opcional é aquela referente ao seguro.

Além disso, ela é totalmente distribuída nas mensalidades do consórcio, a tornando bem mais fácil de se pagar, além de ficar quase que imperceptível. Mas, sempre fique atento, escolha as menores taxas que encontrar.

Sem dúvidas, se compararmos o custo final da modalidade de consórcio e de financiamento, por exemplo, percebe-se uma grande economia. Um grande atrativo para quem pretende comprar um imóvel no Brasil.

Planos e prazos bem variados

Quem inicia nos mundos dos consórcios logo percebe que há uma enorme gama de variedades de planos e principalmente de prazos que as Administradoras trabalham.

Isso se deve ao fato de que as Administradoras querem proporcionar ao consorciado mais tranquilidade para escolher o melhor plano para o seu perfil. Com essa vantagem, fica mais fácil planejar as contas mensais.

É comum encontrar planos onde o cliente pode chegar a definir o valor da carta de crédito, contanto que seja proporcional ao o imóvel que ele pretende ter. Além disso, ele poderá usufruir de mensalidades mais acessíveis, optando qual seria o melhor prazo de pagamento de suas parcelas.

Obviamente isso acarreta uma série de benefícios ao associado, como melhor planejamento financeiro, não prejudicando seu orçamento mensal e fazendo com que o consórcio e o pagamento mensal das parcelas não se torne um grande fardo.

Nada de entradas

Já passou por aquele momento de você ver um produto perfeito para você, mas não o consegue pois é preciso uma entrada e você está sem dinheiro? Em um consórcio essa situação nunca irá acontecer.

Não há sequer um centavo de entrada em um consórcio. O valor integral é parcelado e diluído nas mensalidades do plano.  Muito bom para quem não tem o dinheiro na hora ou que pretende gastá-lo com outra coisa.

Na hora de entrar em um consórcio o único valor a ser pago é a taxa de adesão, que poderá ser diluída ao longo de alguns meses

Total liberdade

Após conseguir a carta de crédito, o consorciado não ficará preso em apenas um imóvel. Ele terá a liberdade de escolher como usar esse valor, claro, contato que o que ele for comprar faça parte da categoria do bem que deseja. Isso ajuda em sua economia.

Ele pode comprar tantos imóveis comerciais, residenciais ou rurais, além de poderem ser novos ou até usados. Além disso, se ele desejar, pode adquirir um terreno para fazer o que quiser, e por fim, é possível até quitar dívidas de imóveis que já possui com o crédito.

Alem disso, você pode construir, adquirir o terreno e construir com a mesma carta ou até mesmo reformar seu imóvel já pronto.

Qual a melhor Administradora para fazer um consórcio de imóvel?

Agora que você já conhece os procedimentos e como funciona um consórcio imobiliário, está na hora de conferir qual as melhores Administradoras para você começar a ter o sonho da casa própria muito mais próximo.

A seguir você confere a lista das melhores administradoras, suas características e tudo que você precisa saber sobre elas.

Carta de crédito imóveis Itaú

O banco Itaú é uma das grandes Administradoras de consórcios que existem no Brasil. Desde cartas de crédito de veículos e veículos pesados, e, claro, imóveis, são encontradas à disposição dos clientes com uma das menores médias de lance do mercado, podemos afirmar isso com total segurança.

Com uma carta de crédito para imóveis, o cliente do Itaú poderá ter mais flexibilidade para comprar de uma forma mais planejada. Como já sabe, as parcelas serão menores do que um financiamento e principalmente, o valor total pago acaba sendo bem menor e o prazo de  pagamento, reduzido.

Com cartas de crédito dos consórcios Itaú, é possível adquirir imóveis comerciais, apartamentos, casas, terrenos, sítios, chácaras, reformas e construções. Imóveis novos, usados e utilizar a carta de crédito para adquirir terrenos, ou caso já tenha adquirido, pode alienar o terreno para fazer a obra.

O Banco Itaú tem flexibilidade nos valores de taxa administrativa, podendo variar conforme o tipo de bem, prazo e valor do crédito.

Os créditos de valor maior tem taxa administrativa menor. Um exemplo muito utilizado com nossos clientes frotistas. Quem comprar 5 veículos de 50 mil para a empresa, sendo que a taxa de administração nos grupos de veículo é de 15%, mas a taxa nos grupos de veículos pesados é de 12%,  poderá adquirir um crédito único no valor de R$ 250.000,00 e com essa cota, adquirir 5 veículos com economia de taxa administrativa, nesse caso economiza R$ 7.500,00.

Carta de crédito imóveis Santander

O banco Santander possui consórcios de todos os tipo, incluindo o imobiliário. Com a carta de crédito do Santander você consegue a melhor economia na hora de realizar um consórcio. Com planos bem variados, as opções abrangem todos os bolsos.

Além disso, o banco conta com uma taxa administrativa menor que o valor de uma taxa de juros em um financiamento, o tornando muito mais vantajoso ao longo prazo.

É possível negociar as mensalidades para que assim o consórcio não fique tão pesado no bolso do consorciado. Por isso, conseguir uma carta de crédito Santander é um ótimo caminho.

Para os clientes que são correntistas a transferência de carta de crédito contemplada é facilitada, pois a análise de cadastro é feita pela central do consorciado apenas com os dados bancários do cliente, com um prazo de análise de 48 horas aproximadamente.

Carta de crédito Imóveis Porto Seguro

A Porto Seguro é uma das melhores Administradoras do mercado, pois possui uma ótima estrutura de atendimento, agilidade no processo de faturamento e a melhor taxa administrativa do mercado.

Recentemente, facilitou o processo de análise de crédito dos clientes através de um processo dinâmico, que envolve o preenchimento de apenas 1 documento, simplificando muito o processo de transferência de um consórcio.  Ela facilitou a vida  das pessoas entrarem em um consórcio mais tranquilas, podendo realizar seu sonho através de um processo simplificado.

A Porto possui cartas de créditos nos mais variados valores, com diversos grupos de imóveis, veículos e mais recentemente veículos pesados, e com a Porto você pode adquirir casas, apartamentos, terrenos, reformas e principalmente construir, pois através do consórcio Porto Seguro é possível adquirir o terreno e fazer a obra com o mesmo crédito, ou seja um produto completo que a Porto oferece, permitindo aos clientes uma diversidade de opções para utilizarem sua carta de crédito da melhor maneira, com maior praticidade e com a menor taxa administrativa.

Carta de Crédito Imóveis Bradesco

O banco Bradesco possui uma alta gama de consórcios disponíveis. Isso porque o banco é muito grande, o que possibilita muitas variações de consórcios, com parcelas e valores que certamente vão agradar muitos e auxiliá-los em sua economia.

Os imóveis que você consegue adquirir com a carta de crédito do Bradesco são dos mais variados tipos. Isso mostra que o cliente não terá dificuldades em achar o consórcio que mais encaixa no seu objetivo.

Quanto tempo demora para sair um consórcio de imóveis?

O tempo que dura um consórcio de um imóvel é uma das perguntas que mais se fazem antes de começarem a se aventurar pelo mundo dos negócios de consórcios. E essa é uma questão muito importante para se saber.

Em média, um consórcio de imóvel pode durar até 20 anos no máximo. Ou em outras palavras, o maior número de parcelas que você pode encontrar em um consórcio de imóveis é de 240.

Porém, isto não significa necessariamente que você levará esse longo período para ter sua carta de crédito. Isso porque há formas de você ser contemplado no decorrer desse consórcio.

Consórcio contemplado de imóveis por sorteio

Esse tipo de contemplação é muito simples. Como se fosse um sorteio comum mesmo, todos os consorciados que honram todo mês seus pagamentos, são sorteados em pé absoluto de igualdade pela contemplação.

Sendo assim, você pode conseguir seu imóvel antes mesmo de terminar de pagar o consórcio. Na verdade, é quase provável que isso aconteça mesmo, ainda mais se o determinado grupo de pessoas não for muito numeroso.

Quem define como e onde serão realizados os sorteios são as próprias administradoras na hora do contrato.

Consórcio contemplado por lances

A outra forma de conseguir ser contemplado é por meio de lances. Resumindo o que significa, lance é quando um valor é ofertado. No consórcio, um lance é quando algum consorciado oferta o montante correspondente ao restante de parcelas para vencer.

Por exemplo, se na soma das parcelas do consórcio ainda faltam R$30.000, e o consorciado ainda não foi contemplado, ele pode ofertar esse valor total e conseguir sua carta de crédito imediatamente.

Não é preciso ofertar todo o restante do consórcio também, em cima deste mesmo exemplo, o consorciado pode ofertar pagar R$15.000, ou seja, metade do valor que falta. Se ninguém do grupo ofertar algo maior neste mês, ele é contemplado da mesma forma.

Há algumas regras que as Administradoras podem impor na hora do contrato referentes aos lances. Por exemplo, ela pode estabelecer que todos os lances poderão ser livres, onde o consorciado escolhe o valor para ofertar. Já nos lances fixos, a Administradora impõe um valor único a ser ofertado.

Como fazer consórcio de um imóvel?

Agora é o passo mais importante que você precisa ter conhecimento: como fazer um consórcio. Para a sua segurança, quanto mais informações você tiver, melhor será sua experiência no negócio.

Por isso, o primeiro passo, um dos mais importantes, é procurar uma Administradora confiável e que tenha uma ótima reputação. Você consegue fazer essa pesquisa em sites como o Reclame Aqui.

Após isso, você irá conversar com um corretor, que irá lhe passar todos os detalhes do consórcio, condições, regras gerais e etc. Essa parte é fundamental que se questione ao máximo tudo o que puder.

Há uma outra maneira de fazer um consórcio, que é pegar uma cota já em andamento com uma empresa autorizada para isso. Essa empresa no caso não é uma administradora.

Uma grande vantagem em pegar uma cota em andamento em uma empresa capacitada e confiável é a tranquilidade. Você não terá dor de cabeça com questões má interpretadas nem com golpes.

Além disso, você já consegue na hora sua carta de crédito, o que ajuda para quem precisa dela o mais rápido possível, não precisando esperar um longo período de tempo.

Resumindo, quem adquirir uma cota já contemplada terá o resultado mais rapidamente, e pagará as prestações como de fosse um consórcio do zero sem complicações.

E aqui na ConsorcioCred você encontrará as melhores opções de consórcio de imóveis disponíveis no mercado, seja ele novo ou já contemplado, das melhores Administradoras do mercado! Com anos de experiência e excelência no atendimento, você terá os melhores profissionais a disposição de te ajudar.

Conclusão sobre consórcio de imobiliário

Neste artigo completo você soube tudo sobre um consórcio imobiliário. Desde como se fazer um, suas condições e particularidades, até as melhores ofertas disponíveis para quem deseja ter um imóvel próprio.

É notório que os consórcios estão cada vez mais tomando conta do mercado, não só imobiliário como o de automóveis. Isso se dá ao fato de um consórcio ser hoje algo muito mais econômico e rentável para as pessoas devido as altas taxas de juros do financiamento.

Além claro, da flexibilidade que esse negócio pode oferecer. As parcelas podem ser alteradas, pagas adiantadas e renegociadas. Além disso, o valor do consórcio pode ser negociado diretamente com a Administradora.

O cliente para escolher um consórcio, tem nas mãos muitas opções de administradoras. As melhores Administradoras de consórcios imobiliários são:

Quer adquirir um consórcio com ajuda da ConsorcioCred?

Por fim, quem quer fazer um consórcio imobiliário vai encontrar na ConsorcioCred muitas informações para conseguir entrar nesse negócio da forma mais segura possível para que tudo de certo.

Agora, se você precisa fazer uma simulação imediatamente, entre em contato conosco através do Whatsapp! Você irá ter todas as informações que precisar com um atendimento personalizado e preparado para te auxiliar em todas as dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.