O que esperar do mercado de consórcios em 2022 ainda é uma incógnita, mas a certeza é de que haverá crescimento no setor.

O ano passado foi um ano de forte incerteza no mercado de crédito que se traduz, consequentemente, no produto consórcio como alternativa financeira saudável.

O que para muitos é risco, para outros significa oportunidade! Basta se planejar, e o consórcio é oficialmente o produto do planejamento financeiro.

Disponibilizamos esse conteúdo com os fatores que devem influenciar no mercado de crédito e de consórcios em 2022! Aproveite!

Como foi 2021 para o consórcio?

Mesmo em 2021, ano em que o mercado foi assolado por tantas mudanças em consequência da crise de coronavírus, mesmo em um ano marcado por dificuldades como o alto desemprego e o baixo desempenho econômico do País, o mercado de consórcios cresceu muito.

Atingimos o recorde expressivo no número de cotas comercializadas, passamos a barreira dos 8 milhões de consorciados no Brasil.

Temos um seguimento imobiliário em forte crescente e a área de veículos pesados crescendo na ordem de 50% no ano.

mercado de consórcios em 2022

São números recordes no setor, mesmo dentro de um cenário econômico, em teoria, desfavorável. Mas o que esperar do mercado de consórcios em 2022?

Aqui nesse texto, baseado nos resultados de 2021, traremos todas as expectativas que o mercado nos promete para 2022, e, além disso, a opinião de profissionais que atuam no mercado de consórcios já a alguns anos, para trazer o posicionamento e expectativas de quem vê o mercado de consórcios como mais uma grande oportunidade de negócios no ano de 2022.

Mercado de consórcios em 2022

Quais as principais mudanças que o setor vai enfrentar neste novo ano?

Em 2021 começamos o ano com uma Selic de 2%, estamos terminando com uma Selic de 9,5%, A perspectiva é de 12% para 2022. Um cenário desafiador para o seguimento de crédito e financiamento.

É ai que o consórcio aparece como uma alternativa importante para 2022. O seguimento é extremamente promissor nesse ano.

O consórcio continua tendo uma importância significativa no cenário de crédito brasileiro.

Isso deve acontecer principalmente devido a duas coisa: o aumento na taxa de juros previsto para 2022 e o recuo no INCC-M.

Esses fatores serão explicados a seguir:

Aumento na taxa Selic

O ano de 2021 foi marcado pela crescente na taxa básica de juros. Começamos o ano com uma taxa em 2% e terminamos em 9%.

Essas mudanças interferiram no mercado de crédito, aumentando o juros mínimo do financiamento imobiliário em todos os principais bancos do país.

Segundo economistas, esse ano tem uma grande chance de vermos mais uma alta significativa nas taxas de juros, onde elas devem chegar na casa dos 12%.

Com isso, o consórcio vai se tornando muito mais atrativo como produto que o financiamento bancário, já que consórcio não tem juros.

Recuo do INCC

O INCC em 2021 estava em um índice completamente elevado. Chegou em julho na casa dos 17%.

Divulgamos em um post blog aqui na ConsorcioCred quais são as previsões para o índice INCC em 2022.

Vale ressaltar que o INCC nos valores astronômicos de hoje é um fenômeno novo. Fechamos 2021 com ele em 14%,

O que gostaríamos de colocar é que esse é um cenário completamente atípico, fora do comum, e essas taxas a longo prazo tendem a cair.

Em 2022 devemos ter o índice entre 10% e 12%, o que representará uma maior atratividade no produto consórcio imobiliário já contemplado.

Previsões de um especialista para o Mercado de consórcios em 2022

Quando se trata de consórcios, pouca gente entende mais do que o especialista Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred e atuante no mercado de consórcios a mais de 15 anos.

No que se refere a taxa de juros, Fabricio acredita que mesmo sob uma expectativa de avanço na Selic para esse ano, essa alta não deve ser significativa a ponto de alterar a situação do mercado de consórcios.

Mesmo com uma Selic acima dos 10%, o consórcio para aquisição de um produto imobiliário, ou até movel, continua sendo muito atrativo, tanto se não mais do que antes, porque o valor pago no final da operação de crédito seguirá sendo extremamente mais baixo que através do financiamento bancário

Fabrício Lomonaco

Quanto as suas expectativas gerais para o setor nesse ano de 2022, Fabricio não esconde sua positividade no que se refere ao crescimento do mercado.

Eu acredito que em 2022 o consórcio continua tendo uma importância enorme no cenário de crédito brasileiro. Estou bastante otimista e faço votos para que todos vocês do mercado continuem acreditando no seguimento, se profissionalizando, para que consigamos ter um mercado cada vez melhor, transparente e instrutivo, para que possa levar para você cliente, um serviço cada vez mais profissional, te ajudando a realizar seus sonhos e objetivos da melhor maneira possível. Isso é fundamental para o seguimento de consórcios

Fabrício Lomonaco

Cenário Promissor em 2022!

Acredita-se com veemência que em 2022 serão dadas as largadas para uma nova etapa no mundo dos consórcios.

O crescimento do setor é algo que já vem acontecendo nos últimos anos e deve se repetir agora em 2022. Muito disso se da pela inserção da tecnologia no processo das administradoras e pela recuperação da economia que deve vir esse ano.

Com um investimento forte nas plataformas digitais, a Consorciocred permitiu a adesão de milhares de novos clientes no setor, proporcionando uma vantagem inestimável para quem quer vender sua cota: o pagamento a vista para aqueles que querem vender sua carta. E todo esse processo 100% online.

Acreditamos que se todos seguirem nosso exemplo, cada um dos consorciados saíra ganhando.

Através da ConsorcioCred é possível você comprar novas cotas que se adequem exatamente a necessidade que você procura de forma fácil e rápida, basta clicar no link que condiz com a sua necessidade.

O processo 100% digital e humanizado da ConsorcioCred teve o efeito de aproximar os consorciados nesses tempos de pandemia, contribuindo de forma inestimável para esse mercado em ascensão.

Caso seu desejo seja vender sua cota, nós pagamos o melhor preço por ela.

As análises são feitas por profissionais de mais de 15 anos de experiência no mercado, assegurando assim a melhor oportunidade para o cliente sempre.

Conheça os depoimentos verídicos de clientes e parceiros que fizeram negócio com a ConsorcioCred.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio.

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.