Estamos vivendo em nosso país mais um momento de turbulência econômica: desemprego, inflação e uma pandemia com estragos sem precedentes devido ao novo Coronavírus.  Mas, mesmo em meio a um cenário tão desfavorável, o mercado de consórcios tem crescido de forma recorde, batendo marcas históricas e inimagináveis perante o período atual.

Analisando desde que o coronavírus chegou ao país, às projeções macroeconômicas são das piores. Segundo estimativa do Banco Central, o recuo do Produto Interno Bruto (PIB), isto é,  a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, terá um recuo de 5% em 2020.

Em meio a este mesmo cenário e época, constata-se um crescimento no mercado de consórcios envolvendo os mais diversos índices se compararmos aos anos anteriores. No mês de setembro de 2020, por exemplo, registrou-se a melhor marca do setor nos últimos 15 anos.

Parece que, mesmo em período de crise, o sistema de crédito em grupo adotado pelos consorciados vem transmitindo segurança e eficácia suficiente na luta para ajudar a economia brasileira mesmo em tempos de vacas magras.

NÚMERO DE CONSORCIADOS

Vamos começar mostrando o índice mais importante em que houve evolução do setor, que é aquele referente ao  número de consorciados. Afinal, eles quem são a base desse mercado. O número de participantes ativos nos consórcios teve um crescimento gigantesco se comparado ao mesmo período do ano passado, e esse crescimento se mostrou presente nas mais diversas áreas.

  • Consórcio de veículos leves:  aumento 90 mil
  • Consórcio de motocicletas: aumento de 70 mil
  • Consórcio de imóveis: aumento de 11 mil
  • Consórcio de veículos pesados: aumento de 32 mil
  • Consórcio de Eletrônicos: aumento de 48 mil

      Fonte:ABAC

CONTEMPLAÇÕES E CRÉDITOS DISPONIBILIZADOS

Nas contemplações acumuladas de janeiro a setembro de 2020, os créditos acumulados que foram disponibilizados a consorciados contemplados durante esse período foi de 38,60 bilhões de reais. Pois é. Isso configura 24,1% a mais do que os 31,10 bilhões de 2019. Tá bom para você? O detalhe de tudo isso é que estamos, como já foi dito, em plena pandemia de Covid-19. Números como esses, somado ao quase insignificante término de grupos no período, mostram o potencial desse mercado de consórcios em injetar dinheiro na economia.

VENDA DE NOVAS COTAS DE CONSÓRCIOS

Não temos como saber até onde vai os impactos econômicos  causados pela Covid-19. As incertezas tomam conta do cenário devido a falta de conhecimento que temos perante o que o futuro nos espera. De qualquer forma, o mercado de consórcios está se saindo muito bem. 

O volume de novas cotas só em 2020 já ultrapassa 2,19 milhões. Segundo a ABAC, ocorreu um aumento de 70 mil novas cotas vendidas se compararmos com o mesmo período do ano anterior.

Em setembro deste ano o setor comercializou 358, 57 mil cotas. Esse número representa não só um recorde mensal em 2020 mas também um recorde mensal referente aos últimos 15 anos. Essa marca é um efeito claro dos ótimos resultados recebidos nos principais setores do mercado de consórcios: Veículos leves, veículos pesados, moto e imóveis. Os pilares do consórcio.

AUMENTO RECORDE NOS CONSÓRCIOS

Com essa série de números disponibilizada pela ABAC (Associação brasileira de consorciados) que nós abordamos, uma dúvida deve estar sob a mente de vocês leitores. Como esse aumento recorde reflete para os clientes?

O mercado de  consórcios vem se demonstrando a cada dia mais um mecanismo de alta eficiência quando se trata de planejamento financeiro e de uma forma de investimento segura com grandes taxas de retorno a partir da aquisição de um bem ou serviço. 

O momento conturbado que vivemos, com milhares de negócios fechando as portas, gerou uma necessidade atípica por parte das administradoras, que tiveram de se adaptar e criar um processo cada vez mais veloz e desburocratizado, no intuito de, assim, atrair novos clientes. Essa ação proporcionou maior agilidade nas práticas relacionadas a compras e vendas.

CONSORCIADO SATISFEITO

Acredita-se com veemência que parte dessas mudanças na logística das negociações foram impulsionadas por um mercado que caminha paralelo ao das administradoras. Esse mercado é o dos consultores de crédito.  Nele, são negociadas cotas dos mais diversos tipos (ativas, canceladas, atrasadas…). Este setor foi responsável, por meio de empresas como a ConsorcioCred, por exemplo, por expandir o mercado através de um melhor atendimento pautado por valores centrais, como segurança, rapidez e honestidade.

Com um investimento forte nas plataformas digitais, a Consorciocred permitiu a adesão de milhares de novos clientes no setor, proporcionando uma vantagem inestimável para quem quer vender sua cota: o pagamento a vista para aqueles que querem vender sua carta. E todo esse processo 100% online.

Além disso, através da ConsorcioCred é possível você comprar novas cotas que se adequem exatamente a necessidade que você procura de forma fácil e rápida, basta clicar no link que condiz com a sua necessidade.

O processo 100% digital e humanizado da ConsorcioCred teve o efeito de aproximar os consorciados nesses tempos de pandemia, contribuindo de forma inestimável para esse mercado em ascensão.

As análises são feitas por profissionais de mais de 15 anos de experiência no mercado, assegurando assim a melhor oportunidade para o cliente sempre.

Conheça os depoimentos verídicos de clientes e parceiros que fizeram negócio com a ConsorcioCred.

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio. 

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *