Aqui nos vamos tratar da falta de ética na garantia de contemplação. Mas o que é isso? A garantia de contemplação é com certeza um dos assuntos mais comentados quando se fala sobre consórcio, pois a contemplação é o item principal de uma contratação de uma cota de consórcio. Todo cliente que contrata uma cota de consórcio, ainda que não tenha pressa, vai ficar na expectativa da contemplação, e isso é algo normal, natural. Porem, infelizmente, mesmo quando não é necessário, no mercado existem profissionais que prometem contemplação, estipulam um prazo e colocam na cabeça do cliente que ele vai ser contemplado.

Aqui já partimos de um pressuposto que não está correto. O de que ser contemplado rapidamente é uma vantagem. Realmente, na maioria dos casos é, mas não em todos, vários fatores devem ser levados em consideração. Planejamento de compra, planejamento de futuro, reajuste do valor da carta de crédito , possibilidade de contemplação via sorteio, esperar o momento certo é muito importante e deve ser considerado.

Existem muitos planos de consórcio que quando o consorciado tem uma boa oferta de lance, sim, é certeza que ele vai ser contemplado. Agora, o fato de você ter uma série de fatores, documentos e provas de que ele vai ser contemplado, não significa que o vendedor de consórcio possa garantir que ele vai ser ter sua contemplação, uma vez que isso fere a ética do sistema de consórcios. O principio de uma compra de consórcio já prevê que a contemplação vai ocorrer por sorteio ou por uma oferta de lance. Ambas essas modalidades são uma competição.

Enquanto no sorteio se depende de sorte, não da para saber quem será sorteado, no lance o consorciado também passará por uma competitividade, a oferta dele irá concorrer com a oferta de outras pessoas, dessa forma, não da para saber se coisas improváveis irão acontecer.

Como funciona a contemplação de um consórcio?

Antes de entender como funciona a contemplação de um consórcio, vamos entender como funciona o consórcio em si. Os membros do grupo são chamados de consorciados e formalizam o compromisso de pagamento das mensalidades a partir da assinatura do contrato com a Administradora. Reunindo muitos interessados em um objetivo comum, é possível conseguir condições favoráveis para atingi-lo. Assim, todos os membros dão uma contribuição financeira mensal para um fundo destinado à aquisição do bem ou serviço desejado pelo grupo. Os pagamentos vão financiando a entrega daquele bem para os participantes, até que todos sejam contemplados, via lance ou sorteio, para assim poder faturar o bem após a contemplação.

Contemplação por sorteio

O sorteio é a forma mais usual de contemplação em consórcios e conta com a participação de todos que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia.

Contemplação por lance

Os lances devem ser ofertados antes da realização do sorteio. Para se preparar para esse momento, o consorciado deve poupar e, de preferência, se informar sobre como os valores do lance variam nas assembleias. Existem 3 formas diferentes de lance. No chamado lance livre, antes da data do sorteio, o consorciado deve avisar à administradora que deseja dar um lance e informar qual será seu valor — ou seja, quanto pretende oferecer além da mensalidade. O lance comum ou livre costuma ser equivalente à quantidade de parcelas que o consorciado pode adiantar. Assim, quem oferece o maior número de mensalidades acaba sendo contemplado.

Já no lance fixo, como o próprio nome já indica, equivale a um percentual definido previamente por todo o grupo. Em geral, ele corresponde a 25%, 30% ou 50% do valor do bem. Esse plano é usado para fazer uma espécie de sorteio entre as pessoas que ofereceram o lance fixo.

Na terceira modalidade, o lance embutido, o consorciado usa um percentual do valor da carta de crédito, sendo que o montante ofertado será descontado da carta. Vale dizer que o lance embutido pode ser uma estratégia em lances fixos e livres. Nessa modalidade, é preciso saber a quantia máxima que o contrato permite para cada consorciado.

Como saber se meu lance será vencedor?

Mesmo não existindo promessa de contemplação, como foi dito, existem possibilidades de se aumentar consideravelmente as chances de se ter um lance vencedor. Mas como?

Para saber se o seu lance tem chances ou não de ser vencedor é muito simples, basta seguir algumas dicas que iremos explicar aqui. Mas primeiramente, vamos lembrar de uma coisa, certeza em consórcio não existe. Por melhor que seja seu lance, ninguém, mas ninguém mesmo, poderá garantir que você será contemplado, a menos que você de um lance de quitação total do saldo devedor da carta.

Sabido isso, vamos as dicas que podem aumentar e muito suas chances de ser contemplado. Todas as Administradoras de consórcio divulgam o resultado das ultimas assembleias, seja pelo aplicativo, na página do consorciado ou pelo boleto mensal das parcelas.

É olhando o resultado das assembleias anteriores que nós saberemos se o lance ofertado tem chance de ser contemplado ou não. Caso você não esteja conseguindo acessar essa informação, você pode ligar diretamente na central de atendimento da Administradora e pedir essa informação.

Com essa informação você pode usa-la de base para saber se o seu lance é ou não competitivo. Com essa informação também é possível saber se o vendedor que está te dizendo que você tem grandes chances de ser contemplado, está dizendo a verdade ou não.

Não existe promessa de contemplação

Após a leitura desse texto a conclusão que se pode chegar é que a contemplação de um consórcio é um processo justo e igual para todos. Não existe certeza de contemplação uma vez que todas as pessoas tem a mesma chance de serem contempladas.

Sabendo disso, fique atento a vendedores que tentarem lhe prometer e garantir que seu lance será vencedor ou que sua cota será contemplada em uma data específica, afinal, não é assim que funciona em um consórcio.

Para não cair em golpes e falsas promessas, fique atento a nosso último conteúdo, onde damos dicas de como evitar ser enganado na hora de fazer o seu consórcio.

Como ter um lance competitivo?

Isso depende do grupo que você está e da sua situação financeira. Em grupos fortes, o número de cotas contempladas é maior, logo, maior a chance de ser contemplado com seu lance. Em grupos fracos, com uma grande quantidade de inadimplentes, a possibilidade de se conseguir a contemplação é menor, uma vez que um número menor de cotas será contemplada. Sabendo disso, na hora de escolher qual Administradora escolher, escolha aquela que possui consorciados que arcam com seus compromissos, de Administradoras fortes e consolidadas, assim você será contemplado mais rápido e seu lance será mais forte.

Alem disso, como já foi dito, vale a pena saber o histórico de lances das ultimas assembleias. Se você achar necessário, nós da ConsorcioCred possuímos alguns dos melhores consultores em consórcio do mercado. Conosco é possível ter uma consultoria completa para adentrar no melhor grupo de consórcio, com a melhor Administradora, e saber quais lances são realmente competitivos para se buscar a contemplação daquela carta.

Nós somos especialistas no mercado de consórcios a mais de 19 anos. Ao longo de nossa história já fechamos negócios com milhares de clientes. Em todos esses anos atendendo os consorciados de todo o Brasil, nunca tivemos nenhuma reclamação no Reclame Aqui. Além disso, possuímos nota máxima no Google Meu Negócio com mais de 200 comentários com a nota mais alta de avaliação.

Em nossas redes sociais é possível encontrar com facilidade o depoimento de diversos clientes que ja negociaram conosco e saíram extremamente satisfeitos.

Quer contato imediato conosco? Fala com um atendente agora mesmo no Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *