A pouco mais de um mês publicamos aqui no blog da ConsorcioCred que o Banco Santander havia sido o primeiro dos grandes bancos a elevar a taxa mínima do financiamento imobiliário. Agora, no inicio de setembro, a grande maioria dos grandes bancos aumentaram as taxas cobradas nessa linha de crédito.

As constantes altas na taxa Selic vem mostrando na prática o reflexo que foi previsto no final de 2020 por nós, dizendo que os aumentos futuros da taxa Selic viriam a aumentar as taxas do financiamento imobiliário.

Antes a ideia de que se houve-se alta na taxa básica de juros as taxas cobradas no financiamento iriam subir ficavam só na teoria. Hoje, já podemos ver isso na prática.

A taxa Selic e o financiamento

A Taxa Selic hoje está em 5,25% ao ano. Esse número é a referência dos juros no Brasil. Um índice que interfere em todas as outras taxas de juros, dentre elas, aquelas que os bancos cobram no financiamento imobiliário. 

E quem decide o valor dessa taxa? A Selic é estabelecida pelo Copom, o Comitê de Política Monetária, que se reúne para definir se a taxa de juros irá aumentar, diminuir ou se manter.

Ela foi definida em 5,25% no dia 4 de agosto de 2021,como já foi dito, pelo Copom, que decidiu subir a taxa 4,25% para 5,25% – a quarta alta consecutiva que, surpreendentemente, foi maior que as altas anteriores.

Quando a Selic sobe, sobe também o número de pessoas que tiram seu dinheiro da poupança e passam a investir nos chamados papéis públicos, já que os mesmo estão rendendo mais.

Com menos recurso disponível na poupança, mais caro ficam as taxas, uma vez que o principal recurso que os bancos tem para o crédito imobiliário é a poupança.

Considerando as afirmações acima, é possível entender o porque do aumentos nas taxas mínimas do financiamento imobiliário nos principais bancos do Brasil após os recentes aumentos na Selic.

Quais são as novas taxas?

A ConsorcioCred fez uma pesquisa nos principais bancos do país e vai mostrar para vocês o valor das novas taxas de acordo com uma simulação de financiamento realizada no dia 09/09/2021. A simulação se refere a compra de um imóvel usado no valor de R$400.000,00 com uma entrada de R$80 mil financiado por 360 meses através do sistema clássico de amortização.

Banco Santander

O Banco Santander elevou a taxa mínima de financiamento imobiliário em um ponto percentual, passando de 6,99% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), para 7,99% a.a. mais TR. Com isso, o Banco Santander se torna o primeiro dos grandes bancos a elevar a sua taxa mínima de financiamento imobiliário desde que o Banco Central deu início ao ciclo de ajustes na taxa básica de juros, em março deste ano.

Banco Itaú

A modalidade crédito imobiliário tradicional foi para 7,30% ao ano + TR para clientes Private e Personalitté, e 7,80% ao ano para clientes Agências e Uniclass. A taxa anterior começava em 6,9% ao ano. Atualmente, a TR está zerada.

Banco Bradesco

O Bradesco, por sua vez, elevou sua taxa de juros na modalidade atrelada à TR. Houve um aumento de 0,2 ponto percentual em todas as categorias de clientes. Agora, os juros partem 7,3% a.a. para clientes com menos relacionamento com o banco.

Banco do Brasil

No Banco do Brasil as taxas partem agora de 6,55% ao ano + TR. Em nota, o banco informou os ajustes pontuais em algumas de suas linhas se dão após as últimas reuniões do Copom. Anteriormente a taxa era 6,39% ao ano + TR.

Caixa Econômica Federal

Caixa aumentou suas taxas em 0,5 ponto porcentual a partir de hoje. A taxa de juros para clientes com relacionamento com o banco passaram de 6,25% a 7,3% ao ano para 6,75% a 7,8% ao ano.

E os contratos antigos?

As mudanças podem ser aplicadas só para quem ainda não teve o financiamento aprovado pelo banco. Se o contrato já está fechado, as condições anteriores, melhores, continuam valendo.

Consórcio é a solução

Cada produto tem suas especificidades, basta você entender o que é melhor para você dentro da sua realidade. Se for considerar o valor final pago na operação de crédito, o que é um fator a se analisar em qualquer ocasião, o consórcio é a opção mais atrativa. A desvantagem é que com ele você não consegue o bem de imediato e precisa esperar a contemplação.

Esse ano, devido ao aumento que vem sendo estipulado na taxa Selic, a atratividade do consórcio deve se tornar ainda mais gritante e notável devido as recentes altas na taxa de juros do financiamento imobiliário. O consórcio, por sua vez, não tem juros, tornando a operação mais barata.

Crédito imobiliário é com a ConsorcioCred

No consórcio, onde não existe a cobrança de juros, apenas de taxas administrativas, o consorciado paga as mensalidades sem sentir impacto no orçamento e preserva sua reserva para qualquer emergência que venha a ocorrer futuramente, uma vez que se planejou para este investimento. Sem contar que comprar um imóvel através de consórcio é bem mais fácil do que em um financiamento.

Com um consórcio novo de imóveis, você com certeza irá pagar o menor valor por aquele bem no final daquela operação de crédito, porém, terá que esperar ser contemplado para adquirir o bem.

Já com o consórcio já contemplado, onde poderá faturar o bem de imediato, mas terá que ter uma entrada de aproximadamente 30% do valor do crédito disponível, pagando um ágio na carta, mas não dependendo da sorte ou do poder de lance para conseguir a contemplação e assim ter direito a usufruir da carta de crédito, pagando um valor de prestação baixo e podendo escolher entre uma casa residencial, casa de veraneio, apartamento, terreno, construção, reforma ou imóvel comercial.A ConsorcioCred é uma empresa idônea e especializada na venda de consórcios e cartas de crédito contempladas que vem realizando o sonho de milhares de brasileiros com competência e responsabilidade.

Escolha aqui a carta de crédito contemplada para a compra do seu imóvel de maneira rápida, fácil e segura! Ou se preferir, realize o seu sonho ou projeto adquirindo um consórcio novo da Porto Seguro e pague o menor valor no final da operação de crédito:

Para mais informações, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consorcio, eles podem te ajuda a decidir.

Entre em contato pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *