Você já deve saber que o consórcio é uma forma altamente eficaz e econômica de alcançar um objetivo com a segurança financeira necessária para investir qualquer dinheiro. Porém, quando somo novatos em um assunto, ficamos sujeitos a riscos que podem prejudicar a realização de um sonho. E com um consórcio é assim também.

Se você não quer ter nenhum imprevisto na contratação do seu consórcio e no faturamento do seu bem após a contemplação, antes de fazer qualquer negócio, pesquise muito. A importância de pesquisar bem é crucial para que assim você consiga saber: Qual a Administradora de consórcio mais confiável para me ajudar na realização do meu sonho? Quais são as Administradoras de consórcio que eu não devo confiar? Qual a melhor Administradora de consórcio, e como eu descubro essa informação?

Hoje no mercado existem diversas Administradoras no mercado, mais de 200. Algumas delas possuem excelente reputação, já outras nem tanto. O que te da a segurança na hora que você faz a contratação de uma cota? Um indexador claro é o índice de Reclamação do Banco Central, que será explicado nesse texto.

Ranking de Reclamações do Banco Central

O ranking BaCen é um índice de reclamações feito pelo Banco Central do Brasil, que é quem supervisiona as outras instituições financeiras do país. Esse ranking é divulgado trimestralmente e faz referencia a cada um dos quatro trimestres de cada ano.

Como é formado esse ranking? A classificação é determinada por um índice que considera todas as reclamações registradas por clientes no Banco Central. Mas só entram na conta aquelas reclamações que sejam consideradas procedentes, onde a instituição financeira realizou um descumprimento da regulamentação prevista em contrato.

Além disso, é considerado também o número de clientes que cada banco possui. Pois quanto mais clientes, maior a possibilidade de reclamações. Desta forma, é realizada uma média proporcional ao número de reclamações e o número de clientes.

Incluído no ranking de instituições financeiras, divulgado trimestralmente, está também o ranking de Administradoras de consórcios, divulgado semestralmente, ao lado de mais instituições.

Quem participa do ranking?

  • bancos comerciais,
  • bancos múltiplos
  • bancos cooperativos
  • bancos de investimento
  • filiais de bancos comerciais estrangeiros
  • caixas econômicas, sociedades de crédito
  • financiamento e investimento (SCFI)
  • administradoras de consórcio.

(FONTE: Banco Central)

Como o ranking é dividido?

O ranking é dividido em duas categorias.

Ranking de bancos e financeiras

Contemplando bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial, caixas econômicas e sociedades de crédito financiamento e investimento (SCFI), o ranking de bancos e financeiras é divulgado trimestralmente, sendo apresentado em duas listagens: Top 10 maiores Bancos e Financeiras em número de clientes e Demais Bancos e Financeira com um menor número de clientes.

A última listagem (Demais Bancos e Financeiras) é composta pelas instituições menores, enquanto o primeiro pelas maiores.

Ranking de administradoras de consórcio.

O ranking de administradoras de consórcio é divulgado com periodicidade semestral e inclui todas as administradoras de consórcio que tenham três ou mais reclamações reguladas procedentes encerradas no semestre de referência. A partir dele é possível saber quais administradoras não cumpriram no último semestre as regras previstas dentro do sistema de consórcios.

Ranking de Reclamações das Top 10 Bancos e Financeiras segundo o Banco Central no 2º Trimestre/2021

O Banco PAN, Inter e Caixa Econômica Federal, lideram o Ranking de Reclamações do Banco Central em 2021. Aproveite para conferir a lista completa nesta categoria:

Fonte: Banco Central

Ranking de Reclamações dos Bancos e financeiras com menor número de clientes 2º trimestre/2021

Esse é o ranking dos bancos e financeiras com menor número de clientes. Embora sejam classificados como “menores”, anualmente movimentam grandes quantias de dinheiro. Entre eles, os que lideram o índice de reclamações estão O Banco Master, Daycoval e Facta Financeira. Confira aqui a lista completa:

Fonte: Banco Central

Administradoras de Consórcio 1º semestre/2021

O Ranking de Reclamações do Banco Central das Administradoras de Consórcio é atualizado semestralmente. Atualmente as que tiveram o pior resultado no ano são: Reserva, Jockey e CNK. Veja a seguir as informações completas do primeiro semestre deste ano:

Fonte: Banco Central

Quais as outras formas de escolher a melhor Administradora?

Para conseguir escolher a melhor Administradora de consórcio na hora de ir atrás dos seus objetivos é preciso, como foi dito, pesquisar no Banco Central. Mas esse não é o único jeito de saber quais são as administradoras de consórcio não confiáveis, você pode conseguir essa informação de outras duas maneiras bem efetivas.

A primeira delas é fazendo uma consulta diretamente no site do Reclame Aqui. Lá é possível encontrar registros de diferentes empresas, como o consórcio Honda, consórcio Volkswagen, Porto Seguro, Itaú, dentre outros, e verificar qual nota é atribuída a cada uma delas de acordo com a maneira que os casos são resolvidos e manifestações dos próprios clientes.

Mas, se mesmo através do ranking no BaCen e do site Reclame Aqui você ainda não tiver encontrado a segurança que espera na hora de contratar um consórcio, a ConsorcioCred pode te ajudar. Somos uma consultoria especializada em crédito com consórcio e ao longo de mais de 19 anos de história já fomos consorciados de mais de centenas de administradoras. Com base na nossa experiência sabemos dizer com precisão e clareza quais são as melhores administradoras de consórcio do mercado.

Quer ter uma consultoria especializada por quem mais entende do assunto? Acesse o site da ConsorcioCred ou entre em contato agora mesmo via Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *