Quais são os grandes riscos na hora de se contratar um consórcio em 2021 e 2022? Aqui vamos listar alguns dos piores problemas que existem dentro do sistema de consórcios atualmente no Brasil. Pra começar, falaremos sobre o que no da ConsorcioCred consideramos, a partir de anos de experiência no seguimento, o pior e mais recorrente deles: O golpe do consórcio. Ele é o que mais prejudica o cliente, pois o golpista ,para aplicar o golpe, ilude e omite, faz de tudo que for necessário para enganar a vítima.

Golpe é um ato criminoso que deve ser contido e devidamente reprimido. Porem no consórcio é possível ver dois tipos diferentes de fraudes. O golpe legal e o golpe ilegal. Antes de explicar devidamente todos os tipos de golpes que conhecemos neste sistema, vamos explicar esses dois conceitos.

O golpe ilegalizado

O golpe ilegal, propriamente falando, é aquele aplicado pelo bandido estelionatário. E existem vários tipos de golpes alem do golpe do consórcio que são golpes ilegais. Esse é aquele tipo de golpe onde o bandido precisa apenas de algum produto que faça a pessoa acreditar que está comprando alguma coisa. O vendedor te convence através desse produto que o cliente faça um pagamento para ele, depois de pago a pessoa some, desaparece.

O golpe legalizado

O golpe legalizado é quando a desonestidade do golpista conta com a conivência da própria Administradora. É quando o golpista tem o contrato de uma Administradora, ele preenche o contrato todo certo com os dados corretos do cliente, que paga direto para a Administradora, responsável por repassar um comissão ao golpista.

Quando o cliente percebe o golpe, ele tem um contrato assinado, um pós venda gravado, toda uma estrutura que impede ele de recorrer judicialmente. Porque é legalizado? Porque existe a conivência das Administradoras do mercado, são poucas as que fazem isso, mas elas existem.

Como acontece o golpe do consórcio

O golpista precisa atrair atenção do cliente para ganhar muito dinheiro de forma rápida. O cliente, á vitima, é captada através de oportunidades aparentemente maravilhosas. Esses anúncios oferecem ofertas irreais, com entradas irreais e parcelas super pequenas. Quando a pessoa entra em contato, na maioria dos golpes que foram aplicados no mercado, já foi vendido, não existe mais, e é nesse momento que o golpista vai te ofertar algo parecido com condições “similares”.

O golpista não te oferece de cara a oportunidade falsa. Se você conversar com alguém honesto do mercado, você vai descobrir coo funciona o processo de verdade, por isso o golpista segue os mesmos padrões do mercado, vai te pedir todos os protocolos de “segurança”, para que você entenda que algo está acontecendo. Ele precisa valorizar o produto dele, mesmo que não exista nada, para incluir um cenário, um imaginário na sua cabeça para você cair no golpe.

Quando você descobre que caiu num golpe, já pagou sinal, taxa de adesão, parcelas, um pós venda gravado confirmando as informações. No golpe legalizado existe toda uma questão burocrática e legislativa. Já no golpe ilegal o vendedor somente some, no legalizado ainda existe a possibilidade de reverter.

Perguntas para tomar cuidado nas ligações gravadas com a Administradora

  1. O senhor está ciente que consórcio é contemplado apenas por sorteio e lance?
  2. O senhor esta ciente que não existe nenhuma promessa de contemplação?
  3. O senhor está ciente que só será contemplado na assembleia?

Essas 3 perguntas são perigosas, preste atenção nelas, pois elas estão confirmando se você tem ciência do andamento de um consórcio com ele está previsto na lei, e se você confirmar essas informações em ligação gravada, o golpista e a Administradora terão o alibi que precisão para que você não possa fazer nada quanto ao golpe que tomou, assim tornando o golpe “legal” perante a justiça.

Apenas confirme essa informações se realmente tiver conhecimento disso. Não cometa o erro de confirmar essas perguntas se elas não coincidirem com o que o vendedor lhe disse.

Não seja conivente com o golpe que você mesmo tomou.

Como evitar cair nesses golpes?

Pesquisar. O principal método para evitar cair em golpes é procurar na internet, seja no google ou no youtube. O grande problema é que infelizmente muitas das pessoas só chegam em textos como esse depois de cair em algum golpe. Por isso, você que já foi lesado, compartilhe esses conteúdos que divulgam esses casos para que essas informações e prevenções cheguem a mais e mais pessoas.

Toda venda de qualidade séria e honesta vai ter informação registrada em contrato, em email, conversas no Whatsapp, e por aí vai. Consórcio não tem entrada, não tem parcelas antecipadas. O que existe é apenas uma taxa de adesão que pode ser parcelada q custa cerca de 2% do valor total da carta.

Os bons negócios existem no mercado, mas são raros e são acompanhados de transparenci na negociação, de registro das informações. Você pode conferir essa informação sempre que quiser se ela estiver registrada.

Para evitar cair no golpe do consórcio faça negócio através de uma empresa séria e competente, como a ConsorcioCred por exemplo. Aqui vamos te ajuar a realizar a sua negociação com a maior segurança do mercado.

A venda mentirosa da carta contemplada

A venda mentirosa é o segundo principal risco na hora de fazer um consórcio nos dias de hoje. A venda mentirosa é quando um vendedor faz uma venda na base de várias mentiras. Quando o cliente faz a compra baseada em informações falsas. E quais informações pode ser essas? Participantes no grupo, média de lance, burocracias, formas de utilização da carta de crédito, regras de utilização, documentos, e por aí vai.

O cliente que contratou uma cota na base da mentira sabe que contratou um consórcio que vai ser contemplado por sorteio ou lance, mas faz a contratação baseada em promessas falsas que não vão se concretizar, como a promessa de contemplação.

Outra mentira contada é quanto aos custos do consórcio, onde o cliente descobre que existe um residual a ser pago alem do valor da carta após a contemplação. Por exemplo, a parcela do consórcio costuma mudar após a contemplação em planos com redutor de parcela. Quando ele é contemplado, um novo valor passa a ser comprado e o cliente não sabia que quando ele contratou, contratou um plano de parcela reduzida.

Mais uma inverdade comum é quanto a média de lance para a contemplação. O percentual de quanto esse lance está é uma informação de extrema importância pois interfere diretamente nas possibilidades de contemplação, e se essa informação for manipulada acaba por enganar as expectativas de contemplação do cliente.

Outra mentira comum é a omissão do que será preciso para faturar o bem após a contemplação. Muitas pessoas não sabem que é preciso ter o nome limpo e comprovar renda 3 vezes acima do valor das parcelas para conseguir utilizar o crédito.

A ilusão do consorciado

Muitos vendedores usam da ilusão para enganar os consorciados. A ilusão é algo comum o sistema de consórcio. A maioria dos vendedores que iludem seus clientes colocam que ele vai ser contemplado rápido, mas não é necessariamente uma mentira, é algo sútil. A ilusão muitas das vezes não é proposta do vendedor, vem da cabeça do cliente, que ele mesmo se ilude com a qualidade do produto. Existem perspectivas e planos, mas nada é certeza.

Nos bons planos de mercado nas boas Administradoras isso não costuma acontecer. Esse tipo de problema em planos que ocorrem vantagens de pagamento muito altas, prazos de pagamento longos ou planos com meias parcelas. Planos de consórcio que tem parcelas muito baixas, tem arrecadação baixa. Isso resulta em um grupo fraco, muitas vezes inadimplente.

Nesses casos a chance e contemplação é pequena, já que a participação dos consorciados no fundo é baixa, demorando para se reunir o crédito e resultando em um baixo número de contemplados. Se o cliente tiver ciente disso, não tem problema, mas não é o que acontece.

Muitas vezes o cliente contrata esse plano ruim de um grupo fraco sob a falsa ideia de que está aderindo a um grupo forte.

Transparência nas informações

É importante que o vender não omita nada que seja importante, seja as formas de utilização, o tempo de fabricação permitido no bem, a taxa de reajuste e por aí vai. O bom vendedor é aquele que diz todas as cláusulas e informações para o cliente justamente com o fim de ensinar para que assim ele chega a melhor condição e o melhor proveito possível do plano de consórcio que você está contratando.

Aqui na ConsorcioCred nós podemos garantir isso para você. Contratar um plano de consórcio com ajuda da ConsorcioCred garante a consultoria de especialistas honestos e dedicados que irão fazer de tudo para realizar seu sonho sem surpresas.

Quer adquirir um consórcio com transparência? Somos parceiros da Administradora mais conceituada do país, a Porto Seguro. Lá você encontra as melhores taxas e o maior índice de contemplação devido a seus grupos fortes e competentes, com um baixíssimo nível de inadimplência.

Basta preencher as informações na página da Porto Seguro que entraremos em contato com você rapidamente.

Se a sua necessidade for imediata, basta falar com um de nossos consultores agora mesmo através do Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *