Nem todo mundo pode comprar e adquirir bens pagando à vista. Por isso, o Consorcio Contemplado é uma excelente forma de adquirir um bem facilitado com parcelas que cabem no orçamento. Quem precisa de um automóvel, por exemplo, poderá consegui-lo pagando suaves prestações de um consórcio contemplado de automóveis ou um consórcio contemplado de caminhões. Entre as vantagens, está a possibilidade de usar o crédito para outros fins. Cada consórcio contemplado contém regras específicas, que são concordadas pelo grupo que participa. Este artigo traz tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é consórcio contemplado?

Um consórcio é feito por muitas pessoas. Quando alguém recebe o direito de pegar sua carta de crédito antes de terminar de pagar o plano que contratou, chamamos isso de consorcio contemplado. Na verdade, a cota desse consorcio foi contemplada com o crédito. Com esse crédito ele poderá adquirir um imóvel, automóvel, caminhão e etc.
Os membros do grupo do consorcio podem ser contemplados de duas maneiras, por lance ou sorteio. Mais à frente esclarecemos esse ponto. Se você procurar um grupo de consórcio, encontrará dois tipos:

Grupo de consorcio em formação

Como é preciso ter um número mínimo de pessoas para realizar a contemplação, a administradora do consórcio leva um tempo para reunir o grupo. Se você entrar em um consórcio cujo grupo ainda não está formado para atingir o objetivo (a compra), significa que ainda não houve a Assembleia de Constituição. É a primeira reunião dos membros.

Grupo de consorcio já formado

Nesse caso já houve a Assembleia de Constituição, e o consórcio já está operando. Você precisará adquirir uma cota para participar desse grupo, que pode ser uma vaga ou uma transferência. A cota vaga está disponível para comercialização, e pode ser contratada diretamente com a administradora. A cota de transferência é negociada diretamente com um consorciado que cessou seu contrato de participação com anuência da administradora. Você assumirá integralmente os direitos e obrigações do consorciado que irá substituir.

Como funciona o consórcio contemplado?

Um consórcio é formado por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que decidem criar uma poupança para a aquisição de bens. Essa poupança será autofinanciada, ou seja, os membros do grupo pagam prestações mensais para formá-la.  Depois de ser autorizada pelo Banco Central a funcionar, uma administradora reúne pessoas interessadas no bem que será comprado  e para que possa haver sorteios, o consórcio precisa ter um número mínimo de participantes.

Ao entrar em um grupo você adquire uma cota com a qual terá o direito a um crédito para a compra do bem. Essa cota é sua participação individual, e é identificada por um número aleatório fornecido pela administradora. As prestações que você irá pagar não têm juros e são calculadas com base no valor do crédito que foi contratado. O valor é acrescido com a taxa de administração do consórcio e um fundo de reserva. Um consórcio dura, em média, de um a oito anos, mas pode variar de acordo com o plano escolhido.

Quais as vantagens do consorcio?

A primeira grande vantagem é que o consorciado não paga juros e nem entrada. Também não há parcelas intermediárias que atualmente é a maior causa de inadimplência de um financiamento. Por se tratar de um contrato com um grupo de pessoas, há taxas menores e menos burocracia. Além disso, o cotista não precisa comprovar sua renda e nem contar com um avalista na contratação.

Os consórcios também oferecem vantagens por terem várias modalidades. São muitas opções de créditos e planos, e as parcelas podem ser adequadas a qualquer orçamento. As prestações pagas em um consórcio também costumam ser bem menores que em financiamentos tradicionais.

É possível aumentar o valor do crédito ou dar um lance utilizando o seu FGTS em casos de consórcio de imóveis. Você poderá usar o valor para outros fins, como, por exemplo, na reforma do seu imóvel ou para a construção em um terreno que você possui. O bem adquirido pode ser novo ou usado. Em casos de imóveis, é possível comprar construções residenciais e comerciais em qualquer lugar do Brasil.

A compra também é vantajosa, pois a carta de crédito equivale a uma compra à vista. Isso possibilita uma melhor negociação e bens de maior qualidade. Aqueles consorciados que possuem um bem financiado e ainda não quitado podem usar a instituição financeira para pagar o restante da dívida. É uma ótima opção porque eles acabam fugindo de altas taxas de juros. Além disso, o INCC atualiza anualmente o valor do seu plano, para que a carta de crédito esteja sempre atualizada.

Como posso ser contemplado no consorcio?

Você é contemplado por sorteio ou por lance. Veja a diferença entre as modalidades:

Sorteio:

É sorteado um número de cota de um consorciado. O dono da cota premiada, para ter o direito de fazer a retirada do crédito, deve ter cumprido todas as obrigações contratuais. Os sorteios acontecem mensalmente.

Lance:

A modalidade de lances ocorre após o sorteio e contempla aquele que dá o maior lance. O valor proposto pelo consorciado irá quitar algumas de suas parcelas. Ou seja, aquele que pagar mais parcelas adiantadas, ou apresentar o maior lance em relação ao valor do crédito, é contemplado.

Quais são os consórcios mais procurados?

O consórcio contemplado de imóveis é um dos mais procurados por ser uma excelente opção para quem deseja adquirir um imóvel novo ou usado, ou ampliar e reformar o atual imóvel. Varias pessoas que contratam são as que possuem um imóvel ainda não quitado. Com o credito é  possível pagar o restante das dívida.

O consórcio de imóveis também é muito contratado pelas facilidades. O consorciado pode utilizar o saldo da conta vinculada ao FGTS para fazer suas ações. Ele poderá ofertar um lance, amortizar e liquidar, complementar o crédito ou pagar algumas prestações da cota.

O Consórcio Contemplado de Automóveis é outro bastante procurado. Os consorciados podem adquirir veículos automotores, como automóveis, camionetas, motocicletas, ônibus, caminhões, tratores etc. Podem também adquirir aeronaves, embarcações e até máquinas e equipamentos pesados. Existem consórcios que, embora isolados, estão ligados à categoria de consórcio de automóveis. É o caso, por exemplo, do consórcio contemplado de caminhões.

Como funciona o pagamento?

A duração do contrato é referente às mensalidades que você contratou para seu crédito. A data de vencimento é estipulada pela administradora. O valor a ser pago é a soma das importâncias referente ao fundo comum e à taxa de administração. Alguns consórcios possuem fundo de reserva e seguro, que são somados à mensalidade.

Cada contrato especifica as condições para o pagamento antecipado das prestações. A ordem de quitação pode ser direta ou inversa. Nos casos de ordem direta o valor pago antecipadamente corresponde ao número de parcelas pagas de maneira consecutiva. Os pagamentos são retomados nas datas do vencimento após a antecipação. Na ordem inversa o pagamento quitará as últimas prestações. Ou seja, o valor antecipado cobre as últimas mensalidades, em sentido inverso.

O consorciado que quitar a totalidade do débito, e que já tenha sido contemplado com o bem ou serviço, terá encerrado sua participação no grupo. Consequentemente, haverá a liberação das garantias fornecidas.

Como utilizo o crédito do consorcio?

O contrato estabelece a forma de aquisição do bem do consorciado contemplado como também as garantias que o cotista fornecerá ao grupo. Na hora da aquisição, o contemplado poderá indicar o prestador de serviço ou o vendedor com o qual ele irá negociar.

O crédito poderá ser convertido em dinheiro. Para isso, o consorciado deve fazer sua solicitação após 180 dias da contemplação. Essa ação pode ser feita após a quitação integral do débito para o grupo e a administradora. O valor será deduzido do crédito que o membro contemplado tem direito.

O crédito também poderá ser usado para a quitação total de financiamento da titularidade. É preciso, em maior parte dos casos, ter anuência prévia da administradora. Além disso, deve haver uma clausula no contrato que permita essa ação.

Consorcio é seguro?

Sim, é um dos negócios mais seguros do mercado, desde que você contrate uma administradora séria. O contrato de participação criará um vínculo entre você e os outros consorciados  e a administradora. Por isso é essencial ler atentamente as regras do contrato. Como existem muitas empresas fraudulentas tentando conseguir vantagens, tome alguns cuidados:

Pesquise sobre a administradora de consorcios

Encontre informações sobre a administradora e contate-a perguntando sobre o consórcio. Você pode checar no site do Banco Central se ela foi autorizada a realizar consórcios.

Pesquise sobre a carta de crédito

Descubra se a carta de crédito que você está para contratar realmente existe. Ligue na empresa e pergunte se a cota que lhe ofereceram já foi contemplada. Confirme também as mensalidades, os valores e a data da Assembleia Geral.

Leia a documentação

Você precisará solicitar toda a documentação do consórcio para ler atentamente. Entre esses documentos estão:

  • Ata da Assembleia Geral ordinária que confirmou a contemplação da cota;
  • Cópia do contrato;
  • Comprovantes dos pagamentos já realizados;
  • Relação de garantias para o novo cotista e a lista de documentação pessoal para a contemplação;

Conclusão sobre o consorcio contemplado

O consórcio contemplado oferece inúmeras vantagens, principalmente econômicas. Por não ter juros e taxas abusivas, é excelente porque cabe em qualquer orçamento. O valor do crédito poderá ser usado na aquisição de bens e serviços, na reforma ou construção, e até mesmo pode se retirado em dinheiro vivo.

Na hora de comprar um consorcio contemplado fale com a gente! Somos especialistas e pioneiros em compra e venda de consórcios contemplados para imóveis, automóveis, caminhões, veículos pesados e outros.

Participe da discussão

4 comentários

  1. Quero comprar um consórcio contemplado, o que devo fazer? Preciso de caminhão no valor de . 270.000.00, tenho vinte mil, tenho o serviço prá o caminhão, por favor me ajudem.

    1. Candido, uma cota de 270 a entrada gira em torno de 30% do valor do crédito, vc teria interesse nessas condicões?

  2. Quero comprar um consórcio contemplado, o que devo fazer? Preciso de caminhão no valor de . 270.000.00, tenho vinte mil, tenho o serviço prá o caminhão, por favor me ajudem.

    1. Candido, uma cota de 270 a entrada gira em torno de 30% do valor do crédito, vc teria interesse nessas condicões?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *