A Porto Seguro anunciou recentemente uma alteração no índice de reajuste para grupos novos de imóvel formados a partir do dia 23 de agosto de 2021.

Para os grupos de consórcio de imóvel abertos para comercialização a partir do dia 23/08/2021, o reajuste do crédito contratado será com base na média simples entre o INCC anual e o IPCA anual.

É uma noticia urgente e de extrema importância, pois vem com o fim de corrigir essa distorção que o INCC teve nos últimos meses de 2021 na casa dos 17% ao ano de variação. Parabéns a Porto por agir com prontidão e extrema eficiência a fim de promover melhorias voltadas ao bem estar do consorciado.

O INCC atual, segundo divulgação mais recente, está praticamente em 17% ao ano.

Qual o impacto que esse índice tem dentro do mundo de consórcios e como usar o INCC da melhor forma possível para não ter prejuízo?

Entenda o que é o INCC

O INCC, Índice Nacional de Custo da Construção, é um índice que foi elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Seu objetivo é analisar a variação dos preços e gastos dentro do segmento de materiais de construção.

A análise leva em consideração os custos dos equipamentos, materiais, mão de obra e serviços utilizados na construção.Geralmente, ele é cobrado para corrigir os preços nos contratos na compra de imóveis, enquanto uma obra ainda está sendo construída.

Sendo dessa forma, o INCC é aplicado para corrigir os preços nos consórcios de imóveis, uma vez que esse índice mede a variação dos custos referentes à construção de moradias no país.

Atualmente o INCC acumulado dos últimos 12 meses está na casa dos 17%.

Qual o impacto do INCC alto no mundo dos consórcios?

Nesse momento, o INCC está em um índice completamente elevado. A alguns meses divulgamos em um posto blog aqui na ConsorcioCred como utilizar o INCC alto a seu favor dentro do consórcio, explicando aquilo que chamamos de dicas de ouro da ConsorcioCred em relação ao INCC.

Porem algo que vem incomodando muito os consorciados do Brasil é o reajuste para aquelas pessoas que já foram contempladas. Realmente a questão do INCC alto nesse momento em grande parte desses casos vai ser uma desvantagem, uma vez que quando estiver já contemplado as parcelas serão ajustadas mas o valor do crédito não.

A dica que a ConsorcioCred da nesses casos é que, quando for possível, sempre buscar a contemplação após o aniversário da cota, e não antes, já que o reajuste ocorre após o aniversário, dessa forma você vai ter um ganho expressivo no crédito para um aumento de valor quase inexpressivo nas parcelas mensais.

Agora, se você tem uma cota que já está contemplada, a dica que podemos te dar caso vá fazer a antecipação de algum valor do saldo devedor é sempre fazer antes do aniversário da cota, para essa amortização ser feita com o valor antigo e o reajuste ocorrer sobre um saldo devedor menor.

Dessa forma, você vai dever menos no final.

É normal o INCC nesse patamar de valor?

Vale ressaltar que o INCC nos valores astronômicos de hoje é um fenômeno novo. Até pouco tempo atrás ele se encontrava numa casa de valor muito inferior.

O que gostaríamos de colocar é que esse é um cenário completamente atípico, fora do comum, e essas taxas a longo prazo tendem a cair. Paralelamente a isso, por mais que o INCC seja prejudicial a você que já foi contemplado, é uma maneira de compensar aqueles que ainda não foram, que continuam pagando mensalmente as parcelas e não tiveram a oportunidade de faturar o bem ainda, diferente daqueles que já foram contemplados.

O INCC está alto, mas o seu imóvel pronto também valoriza!

Outra forma de analise é de que, assim como ocorre com o reajuste do INCC a valorização da cota que ainda não foi contemplada, ocorre também com o tempo uma alta valorização do setor imobiliário.

O seu imóvel pronto em questão de 1 ano, vale muito mais do que valia antes.

O detalhe a ser observado é que mesmo com o INCC alto, o índice IGPM se encontra ainda maior, dessa forma o reajuste do aluguel está saindo mais caro que o reajuste das parcelas do consórcio! Cabe colocar na ponta do papel e estudar na calculadora qual o melhor cenário dentro de cada individualidade, uma vez que todas as taxas relacionadas a bens de consumo nos dias atuais estão com os índices altamente elevados.

Mudança no reajuste da Porto é positiva

O INCC tem sido uma questão muito polêmica no consórcio, e o momento depois da contemplação, como já foi dito, tem assustado os consorciados. O INCC acaba onerando seu saldo devedor, fazendo com que muitos consorciados fiquem indignados após a contemplação. Esse aumento veio por causa da pandemia e não tem como o índice passar por um patamar tão elevado, uma vez que isso pode trazer prejuízos para o setor imobiliário em geral.

Desse forma, a mudança na Porto Seguro vem em momento essencial como forma de buscar um maior equilíbrio dentro do seguimento de crédito imobiliário que vem sendo ameaçado pelo crescente do INCC.

Como a ConsorcioCred pode te ajudar?

A ConsorcioCred é uma empresa altamente especializada dentro do seguimento de consórcios, se tornando a maior especialista do Brasil para responder qualquer dúvida sobre o assunto.

Em 19 anos de história já foram mais de 1000 consorciados que tiveram a ajuda da ConsorcioCred na hora de escolher qual opção de crédito é a melhor para você. Em todo esse tempo, nunca tivemos nenhuma avaliação negativa no Reclame Aqui e nem mesmo críticas em nossas redes sociais.

Quer ter acesso às notícias mais quentes do mundo do mercado com um olhar sincero e inteligente? Basta entrar aqui e conhecer nosso blog!

Acompanhe também as novidades e conteúdos da ConsorcioCRED pelo Instagram!

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio.

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *