O INCC (Índice nacional de custo da construção) é um tema latente no que se refere a crédito imobiliário. Depois de um aumento completamente fora da curva no reajuste INCC no ano passado, o que vemos nas últimas atualizações é um recuo da taxa para 2022.

A previsão é de que esse índice deve recuar ainda mais com o tempo, o que é muito favorável para o crescimento saudável do seguimento de consórcios e do setor imobiliário como um todo.

Esse recuo do índice já foi visto no fim de 2021 e é uma tendência para 2022. Isso é algo que mostraremos mais a frente, mas antes é preciso entender o que é o INCC e como ele funciona.

O que é o INCC?

O INCC — Índice Nacional de Custo da Construção — é um índice que busca medir a alteração dos custos oriundos dos materiais de construção no país.

Atualmente o INCC acumulado dos últimos 12 meses está em 14%.

Como o reajuste INCC afeta o setor imobiliário?

Ao investir em um imóvel, não paga-se apenas pelo bem, mas também pela construção do empreendimento em questão e dos materiais usados.

Os custos dos materiais de construção que serão/foram utilizados está sujeito a alterações de acordo com a inflação e, assim, o INCC é utilizado para que haja o devido reajuste do preço do bem.

O reajuste INCC no consórcio de imóveis

Todo consórcio terá o valor de seu crédito e seu saldo devedor reajustado uma vez por ano, sempre no aniversário da cota.

Toda vez que a cota sofre reajuste, aumenta o valor do crédito e das parcelas. Muitas pessoas vão enxergar esse reajuste como prejudicial, já que uma vez que o saldo devedor irá subir, as parcelas ficarão mais caras.

Porém, aqui na ConsorcioCred nós temos algumas dicas de ouro para quem pensa assim. Você pode encontrar essas dicas neste conteúdo do link.

O reajuste está muito alto, o que fazer?

O aumento do INCC em 2021 é reflexo do aumento dos insumos e do preço do imóvel novo que também subiu.

De todo modo, o aumento foi muito acima da média dos anos anteriores. Ocorreu uma distorção no INCC, que teve nos últimos meses de 2021 na casa dos 17% ao ano de variação.

Vale ressaltar que o INCC nos valores astronômicos de hoje é um fenômeno novo. Até pouco tempo atrás ele se encontrava numa casa de valor muito inferior.

O que gostaríamos de colocar é que esse é um cenário completamente atípico, fora do comum, e essas taxas a longo prazo tendem a cair bastante.

O INCC alto é sempre ruim?

Por mais que o INCC seja prejudicial a você que já foi contemplado em um consórcio, é uma maneira de compensar aqueles que ainda não foram, que continuam pagando mensalmente as parcelas e não tiveram a oportunidade de faturar o bem ainda, diferente daqueles que já foram contemplados.

E você que ainda não foi contemplado, terá seu crédito reajustado, enquanto o reajuste nas parcelas não será retroativo, o que é altamente vantajoso para o consorciado.

O INCC em 2021

Começamos 2021 com um INCC na casa dos 9%. Porem, no ano passado, muito devido a pandemia de corona vírus, o que se viu foi um grande aumento nos preços dos insumos da construção e dos imóveis no País.

Esse aumento foi visível a partir da alta constante do INCC com o passar dos meses.

variação do INCC em 2021
Variação do INCC em 2021

Em julho, o INCC acumulado dos últimos 12 meses atingiu seu patamar recorde, na casa dos 17%, tendo uma variação de quase 10% no ano. De quase 17% em julho e agosto, fechamos 2021 com o índice em 14%.

Com isso, percebe-se que os números elevados do índice no ano passado são uma anomalia, que não deve se repetir.

O índice veio se ajustando nos meses finais de 2021, demonstrando uma clara tendência de queda e tranquilizando aqueles que financiaram um crédito imobiliário através de um consórcio.

Qual a previsão do reajuste INCC para 2022?

A atualização do INCC é um assunto sério que preocupa os consorciados. O índice em 2021 estava completamente acima do normal, mas no fim do ano já foi possível perceber uma queda considerável.

E esse índice deve cair ainda mais em 2022.

Confira a opinião do Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred, uma Fintech especializada no mercado secundário de cotas de consórcio, sobre o que ele pensa sobre o reajuste INCC para 2022:

O que estamos percebendo é um recuo no índice desde o fim de 2021. Após ele atingir quase 17% em julho e agosto, fechamos o ano com um índice acumulado de 14%. Minha previsão é que esse índice recue ainda mais e nós podemos trabalhar com uma previsão de INCC até o final do ano entre 10% e 12%”.

Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred

Dessa forma, a ConsorcioCred trabalha com uma previsão de baixa no INCC, apostando veemente em uma vertente de diminuição.

Se o INCC cair, o que muda para quem financiou imóvel com consórcio?

Ao decidir financiar um imóvel aravés de um consórcio imobiliário, você deve estar ciente que tanto o crédito como as parcelas sofrerão reajuste baseado no INCC sempre no aniversário da cota.

Sua principal finalidade é de reajustar o crédito e o saldo devedor ao longo do período da construção civil do imóvel.

Se você ainda não foi contemplado, seu crédito e seu saldo devedor são ajustados, de forma que você tem um aumento considerável no crédito para um aumento quase inexpressivo nas parcelas.

Mas se você já foi contemplado, seu crédito não será ajustado e suas parcelas serão. Um aumento no saldo devedor para não ter ganhos no crédito. Preocupante, não?

Com um INCC na casa dos 17%, sim, isso preocupa mesmo. Porem, com esse índice baixando, ainda compensa comprar um consórcio já contemplado!

Afinal, um imóvel pronto muitas vezes acaba valorizando anualmente mais do que o próprio índice!

Como a ConsorcioCred pode te ajudar?

A ConsorcioCred é uma empresa altamente especializada dentro do seguimento de consórcios contemplados, se tornando a maior especialista do Brasil para responder qualquer dúvida sobre o assunto.

Em 19 anos de história já foram mais de 1000 consorciados que tiveram a ajuda da ConsorcioCred na hora de escolher qual opção de crédito é a melhor para você.

Em todo esse tempo, nunca tivemos nenhuma avaliação negativa no Reclame Aqui e nem mesmo críticas em nossas redes sociais.

Quer ter acesso às notícias mais quentes do mundo do mercado com um olhar sincero e inteligente? Basta entrar aqui e conhecer nosso blog!

Acompanhe também as novidades e conteúdos da ConsorcioCRED pelo Instagram!

Para mais informações e dúvidas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em consórcio.

Ligue agora: (11) 3105-3500 ou entre em contato pelo Whatsapp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *