É importante que você saiba por que o consórcio não tem juros para que já possa planejar a realização do sonho de adquirir um bem móvel ou imóvel, formar patrimônio ou ter uma aposentadoria mais segura e tranquila.

É necessário pesquisar e analisar entre as opções existentes no mercado, qual é a melhor forma de investimento para realizar seu sonho. Um dos fatores principais e que pesam na decisão é o fator econômico, quanto você pode investir e como será a forma de pagamento.

A melhor opção é adquirir um consórcio ou carta de crédito contemplada.

Na maioria das vezes não é possível realizar um investimento de maior valor à vista, sendo necessário optar por um parcelamento, e nesse caso, é primordial analisar como ele vai funcionar e quais as taxas que serão cobradas. Sem dúvida a melhor opção é adquirir um consórcio ou carta de crédito contemplada.

O financiamento bancário possui altas taxas de juros, o que o torna inviável, porque significa investir em um bem e praticamente pagar por dois. O que não é o caso do consórcio, que apesar de sofrer correção anual, tem uma única taxa cobrada, a de administração, paga à administradora do consórcio pelos seus serviços.

Como funciona a carta de credito contemplada?

Se optar por uma cota já contemplada, você paga um valor de entrada, que varia de acordo com o que já foi pago anteriormente por aquela cota de consórcio e o restante do crédito é parcelado de acordo com o que você pode pagar mensalmente, tendo em mãos o crédito total da cota no ato, para adquirir o bem à vista.

Luiz Fernando Savian, presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) há oito anos, ferrenho defensor dos consórcios, como era de se esperar, afirma que se a pessoa não tiver muita disciplina em poupar, acumulando por conta própria o valor do bem desejado para poder comprá-lo à vista, o melhor negócio é optar por um consórcio ou carta de crédito contemplada.

Por que fazer um consórcio e não um financiamento?

O consórcio não tem juros, pois não utiliza recursos públicos, é autofinanciado, o que consiste em o próprio grupo financiar os bens que serão entregues para os consorciados até o seu término. Esse já é o grande diferencial que justifica a sua escolha.

No consórcio é cobrada apenas uma taxa de administração de baixo valor nas mensalidades. Em alguns casos, há também um fundo de reserva ou seguro, mas não são todos os consórcios que cobram isso, basta pesquisar de acordo com o bem que deseja adquirir.

O valor das mensalidades também é mais em conta do que o financiamento, e a comprovação de renda, consequentemente, é menor. Por este motivo, o consórcio possibilita às pessoas de menor renda adquirir um bem de acordo com suas possibilidades financeiras.

Quais modalidades de consórcio estão disponíveis no mercado?

Há uma grande variedade de opções de consórcio: veículos automotores, como motos, automóveis, embarcações, caminhões, aeronaves, equipamentos agrícolas, utilitários, ônibus, entre outros e imóveis: residenciais, de veraneio, terrenos, construções ou reformas, líderes do mercado. Mas também existem consórcios de eletrodomésticos, móveis e serviços. Basta definir o que deseja comprar e escolher a melhor opção de negócio para você.

Essa modalidade é bem recente e inclui uma infinidade de serviços. O cliente entra em um consórcio, por exemplo, para ter um crédito de R$ 10 mil, e pode utilizá-lo para realizar uma cirurgia plástica, viagem ou uma festa.

Qual o perfil do contratante do consórcio?

No caso do consórcio, é preciso estabelecer a urgência imediata ou não do bem em questão, já que o cliente terá de esperar o sorteio ou ofertar um lance para a contemplação, o que pode demorar um pouco.

O perfil do cliente que opta por um consórcio é de alguém racional e que quer tempo para se planejar.
Quem dá preferência pelo financiamento não teve esse cuidado e por essa razão precisa do bem de imediato e por isso acabará pagando juros muito altos.

Mas, se o perfil da pessoa que contrata o consórcio inclui a característica do planejamento, não seria melhor fazer uma poupança e comprar o bem à vista? Essa é sempre uma ótima opção. Porém, é necessário disciplina no hábito de poupar e nem sempre isso se consegue de maneira efetiva. Só valerá à pena optar pela poupança se houver essa disciplina rígida, caso contrário, o consórcio e a cota contemplada são as melhores escolhas.

Pesquise os percentuais cobrados pelas administradoras, faça comparações entre elas, analise as taxas e juros cobrados por outras modalidades e a conclusão será sempre que o melhor negócio é optar pelo consórcio.

Consórcio x Financiamento

No financiamento o banco irá pagar a você o bem escolhido e você pagará mensalmente as parcelas para o banco. A análise de aprovação do crédito feita pelo banco para verificar a sua capacidade de pagamento das parcelas é muito burocrática, além disso, existem os altos juros cobrados, como a possibilidade dele tomar o seu bem caso não efetue os pagamentos em dia.

É necessário ficar atento às taxas de abertura de crédito (TAC), pois elas podem representar um grande impacto nos juros cobrados na transação. Analise o financiamento em longo prazo, pois o bem que você deseja pode sair por mais que o dobro do valor contratado.

No caso do consórcio, todos do grupo irão pagar parcelas mensais para a empresa administradora, e quando o saldo ou a soma das mensalidades chegarem ao valor do bem, um cliente será contemplado, o que ocorre mensalmente, sendo possível mais de uma pessoa obter a contemplação. As parcelas não possuem juros, você apenas irá pagar uma taxa de administração muito menor que os juros do financiamento.

Há a possibilidade de efetuar lances e se o seu lance for o maior valor ofertado, você será contemplado. Para quem tem pressa em obter o bem, a compra de uma carta de crédito já contemplada é a melhor escolha.

Assim você paga um valor menor de entrada e continua pagando as mensalidades até o encerramento do grupo, podendo usar o crédito no ato da compra da carta para adquirir o bem escolhido à vista, conseguindo um bom desconto, já que seu poder de negociação aumenta.

Na ConsorcioCred você faz o melhor negócio!

A ConsorcioCred oferece a seus clientes consórcios já contemplados. Desse modo, não é necessário participar de assembleias para dar lance ou esperar ser sorteado. O crédito já está disponível para uso. Sem dúvida, um consórcio ou carta de crédito contemplada são as melhores escolhas para quem procura uma opção de crédito viável, segura e inteligente para investimento.

Não perca mais tempo! Escolha nos links abaixo uma carta de crédito contemplada que vá de encontro ao seu sonho ou necessidade, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *