Preparamos nesse artigo um guia para você que quer vender seu consórcio não contemplado e conseguir assim reaver parte do dinheiro que já investiu.

Se você possui uma cota de consórcio em andamento e esse consórcio não contempla, fique tranquilo, pois existe uma solução para sair do compromisso do pagamento mensal das parcelas, receber um valor considerável à vista e ainda tranquilizar sua vida financeira nos próximos anos. Essa solução é realizar a venda do seu consórcio não contemplado.

Vender meu consórcio não contemplado é possível?

Quando falamos de vender um consórcio não contemplado, estamos nos referindo a uma cota ativa na qual a pessoa ainda está pagando, mas a cota não contempla. Se você se encaixa nesse perfil, saiba que é possível vender a sua cota. Esse é um mercado legal que vem crescendo muito.

Sobre a venda de consórcio não contemplado

O aumento constante na venda de consórcios não contemplados se dá por conta dessas cotas poderem ser transferidas sem nenhum tipo de problema.

A venda de cota não contemplada tem sido cada vez mais comum, porque as pessoas querem vender a cota por que o objetivo delas mudou, elas tinham um planejamento e esse planejamento foi alterado, as vezes por desemprego, por divorcio ou por mudanças de projeto e objetivo, e aí se torna necessário fazer dinheiro com aquela cota que não faz mais sentido para você.

Como vender meu consórcio não contemplado?

Para vender seu consórcio não contemplado é simples. Na maior parte das Administradoras é possível realizar a transferência dessas cotas em andamento. O importante é ela já ter um percentual pago acima de 25%. As cotas com porcentagem paga menor são de difícil negociação. 

É importante você ter todas as informações dessa cota com o extrato atualizado. 

Muitas vezes o extrato detalhado só é fornecido no canal do consorciado ou na central de atendimento por telefone. Ele deve ser solicitado através de uma ligação para que você consiga ter esse extrato em mãos, e aí, de posse desse documento, procurar uma empresa séria, como a ConsorcioCred, para que sua cota seja avaliada.

É importante que você saiba que além da quantidade paga, o valor atualizado do crédito também influencia. Quanto maior o crédito, mais atrativa é a cota.

Além disso, é importante que você não deixe a cota cancelar. Ela não precisa estar em dia, mesmo com as parcelas em atraso ela pode ser comercializada, mas se for cancelada ela perderá muito valor de mercado.

Passo a passo do processo

  1. Escolher uma empresa idônea compradora.
  2. Enviar o extrato atualizado da sua cota através do formulário.
  3. Esperar a cotação do consórcio.
  4. Receber a oferta.
  5. Caso aceite, validar a negociação com um contrato de negócio.
  6. Após o contrato assinado, é dado início ao processo de transferência da cota.
  7. Assim que o termo de transferência é assinado e enviado para o cessionário, é programado o pagamento do cliente em 3 dias úteis.

Como funciona a transferência?

O cliente deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Administradora responsável para solicitar o kit de transferência e enviar para a empresa compradora com o checklist de documentos necessários e fichas cadastrais para serem preenchidas e enviar para Administradora solicitando a análise do cadastro do cessionário;

Após dar entrada no cadastro, a Administradora tem um prazo para análise. Uma vez aprovado, eles geram a taxa de transferência que deverá ser paga pela empresa compradora;

Após o pagamento da taxa, a Administradora libera o Termo de Transferência que deverá ser assinado pelo cedente e reconhecido por autenticidade.

O cedente deverá postar 2 vias do termo reconhecido por autenticidade original para o endereço do cessionário.

Quanto vale no mercado meu consórcio não contemplado?

Consultamos o especialista Fabrício Lomonaco, CEO da ConsorcioCred, uma empresa que há mais de 19 anos trabalha com consórcios, para explicar como é realizada a cotação de um consórcio não contemplado na hora da venda:

“Quando vamos fazer uma avaliação desse negócio levamos em consideração o valor do crédito, do saldo devedor da cota e da quantidade de parcelas já pagas. Normalmente nesse tipo de negócio, você vai ter um deságio em cima do que já pagou, uma vez que será feito o desconto das taxas, que já foram para a Administradora. Além disso, a empresa compradora tem que ver uma possibilidade comercial de lucro na compra dessa cota”.

Fabrício Lomonaco

Mas como é feita a conta? De uma forma muito simples. Primeiro é considerado o valor do crédito, que deve ser subtraído pelo saldo devedor atual. O resultado dessa conta é o chamado saldo bom. A oferta será baseada nesse saldo, com um desconto de 10% a 15% do valor total do crédito.

Ao discorrer sobre os motivos de haver um deságio no valor pago, Fabrício completou sua explicação:

“A gente faz o desconto das taxas, por que essa cota também tem que ficar interessante para nós do ponto de vista comercial. Tem que fazer investimento de lance para contemplação e revenda do crédito, ou esperar o prazo de resgate, então vamos fazer uma avaliação de acordo com a situação daquela cota e aquele momento que o grupo estiver. Vamos analisar uma série de fatores para poder mandar uma proposta pro cliente e aí ele ver se é interessante para ele ou não vender o consórcio não contemplado”

Fabrício Lomonaco

Vantagens de vender um consórcio não contemplado.

A grande vantagem de vender seu consórcio não contemplado é conseguir adiantar um dinheiro que seria recebido lá na frente.

Muitas pessoas hoje procuram vender suas cotas não contempladas porque sabem que podem contar com a segurança no processo de venda do consórcio, e dessa forma conseguem apurar parte do valor que foi pago.

A outra vantagem é que dessa forma você se livra das obrigações mensais do contrato daquele consórcio.

Desvantagens de vender um consórcio não contemplado

Nem sempre os valores de quando você vai vender uma cota não contemplada são altos. Você não vai receber 100% do valor pago. Na maior parte dos casos existe um deságio daquilo que foi pago. 

Como já foi dito, deságio não por conta dos compradores do consórcio, mas porque parte daquilo que você pagou foi taxa administrativa, e essa taxa foi paga para a Administradora. No momento que é feita a cotação do consórcio, essa taxa é descontada da operação.

Vale a pena vender?

O maior benefício de se vender é você receber o valor à vista, sair da parcela, sair daquela obrigação, e com o valor que você recebeu poder começar outros projetos, negociar dívidas com uma taxa menor, uma outra proposta para compra de um outro bem mais vantajoso, e por aí vai.

A perda financeira no momento da venda existe, mas essa perda é compensada por outros benefícios que você acaba conseguindo.

A partir dessa análise, vale a pena sim vender seu consórcio ainda em andamento.

Para quem vender minha cota de consórcio não contemplada?

Se for vender, procure uma empresa idônea que vai te dar toda a assessoria e consiga fazer todo o processo de transferência da cota com segurança. Essa é a dica mais importante para quem quer vender seu consórcio não contemplado.

Quero vender meu consórcio não contemplado pelo melhor preço

Ao escutar o Fabrício, CEO da ConsorcioCred, a dúvida que fica é de qual maneira conseguir o melhor preço pela minha cota tendo segurança no processo.

Pois saiba que a ConsorcioCred pode ajudar os consorciados a venderem suas cotas não contempladas.

Hoje a ConsorcioCred é um marketplace que junta quem quer comprar e quem quer vender, estando no centro das negociações de consórcio, ajudando o cliente que quer vender em diversas situações e na outra ponta ajudando também quem quer comprar uma cota já contemplada.

Outra leitura é de que dessa forma se ajuda também a Administradora do consórcio, tirando um cliente que está com dificuldade de fazer o pagamento das parcelas e coloca um outro cliente para regularizar o consórcio.

A ConsorcioCred é uma empresa idônea que atua nesse mercado a mais de 19 anos. Em toda sua história, nunca teve sequer uma única reclamação no Reclame Aqui. Além disso, são mais de 230 avaliações nota máxima no Google Meu Negócio, com um índice de 100% de satisfação.

Não perca tempo e venha vender seu consórcio que não contempla para a ConsorcioCred. Dessa forma, receba o melhor preço, no menor prazo e à vista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *